segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pruridos na mucosa e/ou pele

Se tem uma coisa que incomoda é a coceira. Não digo destas coceirinhas pequenas, mas aquelas perturbadoras, que sangram e impossibilitam até a vida sexual. Do jeito que aprendi e já orientei a muita gente, repasso uma das maneiras mais eficazes de combater este problema com o Condicionador de Cabelo - isto mesmo, este que tem no seu banheiro, preferencialmente com Ceramidas.

Descartando  a possibilidade de uma dieta desequilibrada e uso contínuo de medicamentos, a pele tem um pH levemente ácido. O pH médio da pele varia de 4,6 a 5,8. O potencial é responsável por combater bactérias e fungos e ainda protege contra infecções, alergias, irritações e coceiras.

Determinado pela gordura e suor liberados pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, o pH ainda pode sofrer alterações conforme a região do corpo e com o uso de produtos químicos. Os sabonetes (todos os sabonetes), por exemplo,  têm pH de neutro para alcalino, e irritam consideravelmente a pele quando a pessoa já tem este prurido crônico. Quanto mais usa sabonete, mais irritada fica, principalmente no seu caso.

Assim, se o pH sobe tendendo a ficar neutro, a irritação é muito persistente. Os cremes ajudarão na hora, mas assim que passar o efeito, volta o problema.

O condicionador de cabelo apresenta na sua composição surfactantes de sais quaternários de amônio, pois ele apresenta quatro grupos ligados ao nitrogênio com carga positiva. Por apresentar cargas positivas, o condicionador neutraliza as cargas negativas depositadas na pele, diminuindo a repulsão entre os fios e dobras.

 Os íons carregados positivamente aderem aos fios (e também aos tecidos), formando uma camada uniforme que tem forte atração pela água. Assim, a região  fica limpa, ácida e  mais úmida, reduzindo a fricção dos fios e pele. Além disto, os tensoativos catiônicos possuem ação bactericida.

Não deve ser usado continuamente, mas no início poderá ser uso diári, com aplicação umas duas ou três vezes.

E outra coisa importante - Ao molhar a região deverá aprender a não usar sabonete de forma alguma. Nunca mais use sabonete. Com a pele molhada, aplique um pouco de condicionar e espalhe bem. Deixe agir um pouco – 2 a 3 minutos. Enxague. Ficará com a sensação que o condicionador não saiu todo – não se preocupe – é a sua pele recuperando o pH.

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!