domingo, 11 de janeiro de 2015

Dúvida razoável

Senhores jurados, Meritíssimo, sou inocente. Tudo começou quando nasci. Morava no Paraíso, daí um Anjo abruptamente pegou-me, trazendo meu corpo miúdo e nu a esta terra desolada. Ao aqui chegar, pequeno, indefeso, estranho a tudo, passei a  ser dependente de um casal esquisito, que me chamava de filho

Ohhhhh - vaias - gritos! 
- Silêncio!!! Silêncio. Prossiga.

Como está escrito naquele livro daquele pessoal, sou imagem e semelhança do Criador. Assim, ao me ver libertado do mal da maçã, que dominou minha vida, deduzi que todos os meus crimes estavam perdoados, pois estava perdido e fui encontrado.

Ohhhhh - blasfêmia, calúnia, pecador... Silêncio!!! 
- Mais uma manifestação e esvazio a sala. Prossiga.

Bem, daí resolvi processar o mal que me habitava em vinte e cinco milhões de reais, por tudo que manifestou em mim, e também, pela omissão, processo ao Criador que me deu o livre arbítrio e não me impediu de pecar, roubar, matar, molestar, etc e tal. Também a ele peço vinte e cinco milhões de reais de indenização.

Mas o senhor está abrindo um processo contra o Estado e contra a sua igreja?

Exatamente, sim e não, e neste caso a minha solicitação é que o Estado pague pelo prejuízo causado nesta peleja do bem contra do mal, e para isto rogo pela Responsabilidade Civil Subjetiva, já que a teoria da irresponsabilidade estatal que prevalecia nos Estados absolutistas não existe em um Estado de Pleno Direito. Quanto à Igreja, não é verdade, meu processo é direto com a Diretoria Celestial.

O senhor é louco?

Não, Meritíssimo, mas como a teoria da responsabilidade civil subjetiva está ancorada em três alicerces: a culpa, o dano e o nexo causal, eu como sou vítima de um dano celestial e humano, rogo por esta indenização, pois aqui mesmo demonstrei a culpa do ofensor e o nexo causal entre a conduta daquele e o dano a mim promovido.

O senhor tem parentes próximos a quem o estado deve orientar uma tutela?

Não, Meritíssimo, sou filho único, e quando meu pai morreu, eu devia uma fortuna a ele, mediante uma dívida moral na qual acordamos em cem milhões de reais, desta forma passei a ser credor de mim mesmo, e agora quero receber pelo menos 50% deste crédito para me ajudar a ter uma vida razoável neste vale de lágrimas.

Mas neste caso a dívida é automaticamente anulada. Não se pode processar a si mesmo.

A mim mesmo não, mas existe o outro em mim, cuja tutela cabe ao Estado e a outra ao Criador. 

Processo suspenso até que o Outro e Deus venham depor.

Meritíssimo, não pode fazer isto, não pode. Eu tenho a procuração do Outro, eu protesto...

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!