domingo, 22 de novembro de 2015

A África sangra por todos os poros.

Criança em Mogadiscio (Somália)*
O lamaçal que soçobrou aqui, no quintal da minha casa, nas belas alterosas de Minas, ainda hão de promover dezenas de dezenas de desastres aqui e ali. A mortandade, as enfermidades, as intoxicações, mutações, e muitas outras coisas que tangem a natureza, farão uma mancha maculada na história, mas a pior desgraça serão as ações aqui e acolá para se colocar gaze em ferida de grosso calibre, por desconhecidos agentes da lei e da ordem, acobertados por agentes do legislativo e executivo, tanto os que foram, quanto os que ainda o são.

Não existem mocinhos de boa intenção que sejam integralmente salvadores da pátria amada, salve, salve. 


Enquanto o capital vil se apresenta na lama por aqui, a África sangra por todos os poros. É o segundo maior e mais populoso continente do mundo e é também o continente com maior número de conflitos duradouros em todo o planeta. De um total de 54 países que compõem a África, 24 encontram-se atualmente em guerra civil ou em conflitos armados, de acordo com um levantamento do site Wars in the World.

As batalhas mais devastadoras ocorrem, hoje, em Ruanda, Somália, Mali, República Centro-africana, Darfur, Congo, Líbia, Nigéria, Somalilândia e Puntlândia (Estados declarados independentes da Somália em, respectivamente, 1991 e 1998). Esses combates envolvem 111 milícias, guerrilhas, grupos separatistas ou facções criminosas.  Há sangue humano nas ruas da Nigéria, Tunísia, Mali, Burundi, Moçambique, e muitos outros conflitos tão graves quanto, mas diluidos e ocultos da mídia.


Mas nada disso tem muita importância para a mídia ocidental, pois Paris foi violentamente atacada no maior ataque terrorista (sic) contra a sua perola continental. Dos milhões de mortos na África apenas nesta década, muito se viu de interesses que passam pela Torre Eiffel, não necessariamente pelo Napoleão da vez.

É isto aí!

"Child in Mogadishu" por PHCM TERRY MITCHELL 
- http://www.dodmedia.osd.mil 
(http://www.dodmedia.osd.mil/DVIC_View/Still_Details.cfm?SDAN=DNST9802099&JPGPath=/Assets/1998/Navy/DN-ST-98-02099.JPG). 
Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons 
- https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Child_in_Mogadishu.JPEG#/media/File:Child_in_Mogadishu.JPEG



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!