sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pinto do Acordeon - Episódio Completo


Pinto do Acordeon (Conceição - PB, 1948 – São Paulo - SP, 2020), cujo nome de batismo é Francisco Ferreira Lima, foi um instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro.

A música lhe gerou interesse desde a infância e ele também é aficionado por acordeon, instrumento em que se tornou um virtuoso, ficou conhecido desde quando fazia parte das apresentações com a trupe de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, período em que ganhou notoriedade da música nordestina e que produziu músicas que estão presentes até hoje nos festejos juninos brasileiros.

Gravou seu primeiro LP em 1976 e detém em torno de vinte álbuns gravados em seu nome (entre CDs e LPs), já tendo composto músicas para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino. Um de seus sucessos, “Neném Mulher”, ficou consagrada na voz de Elba Ramalho e foi tema da telenovela Tieta.

Em 2008, foi para o Festival de Montreux, Suíça, no qual se apresentou junto com outros artistas brasileiros, entre os quais Gilberto Gil, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Chico César, Flávio José, Aleijadinho de Pombal, e Trio Tamanduá.

É, com certeza, um grande músico com uma extensa trajetória, mas, acima de tudo, é uma figura inigualável, tão carismática quanto engraçada. 

O paraibano de Conceição de Piancó, seguindo a tradição de Luiz Gonzaga, mistura suas músicas à contação de 'causos'. E não dá ponto sem nó: uma história é melhor que a outra. O próprio Dominguinhos, seu amigo, não se aguentou e caiu na risada no meio da gravação para o filme O Milagre de Santa Luzia. 

Sua versão de 'New York, New York', de Frank Sinatra, já vale o programa. Mas tem muito mais: além de engraçado e afável, Pinto dá uma aula sobre a música nordestina e sua ligação com outros aspectos culturais e sociais da região, e faz um som de primeira na lendária sanfona branca de teclas pretas que pertenceu a Luiz Gonzaga.

Fonte Youtube: MilagreStaLuziaSerie 
Vídeo produzido por: Miração Filmes 
Vídeo dirigido por: Sergio Roizenblit.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!