quinta-feira, 4 de maio de 2017

Versos no Luiz XV


Estava visitando os pais quando recebeu um telefonema que esperou ansiosamente ter ocorrido vinte anos atrás. Lembrava-se permanentemente da tensão do momento de embarcar na viagem que faria da sua juventude o adulto no qual se transformou. Ela não ligou, nunca escreveu e nunca mais retornara suas ligações. 

Haviam acabado de formar na faculdade, ele com proposta para trabalhar no nordeste e ela com desejo de ficar ali e revolucionar o mundo. O amor não conseguiu romper a barreira dos sonhos de cada um, mas ficou no vácuo, guardado, esperando a hora de renascer.

Depois disto passou por um casamento que gerou uma filha e um divórcio tempestuoso, horroroso e pavoroso. Trazia consigo a marca estigmatizada do nunca mais aquilo outra vez. Mas aquele telefonema, a voz embargada e a saudade de que poderia ter dado certo se um cedesse, o levou ao destino. No trajeto comprou rosas, vinho, chocolates finos, amêndoas e um CD do Chico César só para ouvir Por que você não vem morar comigo várias vezes até chegar no destino. Sentia-se um adolescente. Como ela estava, como estava sua vida, como estava seu corpo, como estava sua boca, como estava a sua alma? Eram questões guardadas por vinte anos.

Morava num condomínio, na última casa da última rua, bem afastada. Era pequena, destas de madeira, com uma grama maltratada na frente e cerca branca de ripas paralelas. Desceu com a compra, Esperou dar 20 horas, ensaiou o melhor sorriso, apertou a campainha - silêncio. Agradeceu por não ouvir cachorro latindo - não suportava cachorro e muito menos gatos. Escutou passos arrastados em direção à porta. Ao abrir revelou-se ali uma dor que jamais sentira.

A fraca luz da varanda iluminou uma mulher descabelada, olhos vagos, tês ressecada, dentes amarelados de nicotina, vestida com um ensebado pijama de flanela, imundo. Olharam-se, ela o convidou a entrar num movimento com os olhos e se dirigiu ao sofá onde deixara o maço do cigarro. Além da casa ter um cheiro insuportável, havia um silêncio entre os dois tão pavoroso quanto deprimente. 

Copos e xícaras em vários cantos com tocos de cigarros, cinzas e resto de café perdiam-se. Tateou a parede buscando a luz. Pode pela primeira vez observá-la com calma. Sentiu um misto de pena, raiva, dó, ódio, insegurança e medo.

Sem conseguir pensar em nada, fez o que achou ser a mais estúpida das propostas: venha - vou te dar um banho. Ela sorriu, deu-lhe a mão para levantar-se, e mostrou-lhe o caminho com o queixo. O banheiro estava pior do que a sala. Vaso entupido, pia com água represada com cabelo, chão horroroso e o odor impiedoso. Abriu a basculante, testou o chuveiro - desceu água quente. Procurou por um sabonete, ela indicou a cômoda com um pequeno movimento de cabeça. Tirou a sua roupa, a dela e a colocou sob a água. Ela tremeu, agitou-se, buscou sair mas foi se acalmando. Lavou seu cabelo, ensaboou todo o seu corpo, escovou seus dentes e nem lembrou que ali estava uma mulher, a mulher da sua vida. Precisava fazer aquilo, pensou.

Perguntou pela toalha, ela apontou a parede ao lado, onde era seu quarto. Fez sinal para que esperasse, entrou no aposento, também ensebado, chão pegajoso, cheiro de bolor e roupas espalhadas por toda a área. Abriu a enorme janela, pegou uma toalha limpa e levou para a mulher. Voltaram para o quarto, onde colocou outra toalha sobre uma poltrona gasta e com mofos no couro,

Sentou-a ali, colocou todas as roupas espalhadas pelo quarto sobre a colcha imunda da cama, fez uma trouxa e colocou do lado de fora. arrumou a cama, buscou uma roupa limpa, perguntou por uma calcinha, ela fez uma negativa com o indicador. Vestiu-lhe um pijama comprido, verde claro, com estampas florais , secou os cabelos com um secador que vira no banheiro, enxugou seus pés e deitou-a na cama de lençol e fronhas limpas  

Mal a deitou, ela o olhou no fundo da alma, bocejou, acariciou a sua nuca como sempre fizera no passado, fechou os olhos e dormiu. Foi na área, pegou um pano seco, um balde e levou ao quarto, onde tentou minimizar a poeira e a sujeira. Limpou o quarto, retirou todas as roupas sujas do guarda-roupa, jogou pela janela, colocou todos os copos e xícaras com café e cigarro espalhados no ambiente dentro do balde, passou pano molhado com vinagre nos criados mudos, recolheu cerca de dez pratos de sobremesa com talheres dos mais diversos tipos e levou para a cozinha.

Pegou a caixa de ferramentas na garagem, foi ao banheiro, desentupiu o ralo, o vaso, trocou a bucha da torneira, acalmou o caos espacial e o lodo dos azulejos. O outro quarto estava curiosamente sem móveis e sem nenhum sinal de que era utilizado. Também abriu a janela e apenas passou um pano molhado no chão. A sala foi aos poucos ganhando ares de limpeza, dentro do possível. Pelo menos o cheiro de mofo, vômito, cigarro, resto de comida, caixas de pizza e de sanduíche e café velho estava reduzido, correndo ar fresco da noite, salvo as pesadas cortinas. e pelo tecido do sofá, que mereceriam ser trocados. Olhou para o ambiente e resolveu deixar sofá e cortinas para outro momento.

Entrou na cozinha, tão caótica quanto a casa. Foi colocando em sacos todo o lixo disperso e jogando para a área externa. Um a um os sacos foram se acumulando e a cozinha foi dando ares de limpeza. Abriu a geladeira e tudo que havia ali estava estragado, aberto ou vencido - lixo e mais lixo. O fogão em situação lamentável era indescritível. Viu uma máquina de pressão, trouxe para o interior e lavou todo o ambiente, incluindo geladeira e fogão, com água e detergente. Depois disto abriu os armários e foi ensacando todos os mantimentos, vencidos ou contaminados, todos sem exceção. 

Saiu para a área externa, pegou todas as roupas, toalhas, lençóis que havia retirado da casa e levou para a pequena lavanderia nos fundos, Como não havia sabão, deixou ali, enquanto voltava e conferia se esquecera algo. O dia amanhecia quando se deu conta de que aquilo era uma loucura. Resolveu voltar ao quarto, acordá-la pedir uma satisfação, procurar entender o que estava acontecendo. Chamou-a pelo nome uma, duas, três vezes, até que um pensamento congelou sua existência. Ela parecia que estava ... não, aquilo não era possível. Aproximou-se devagar e trêmulo, tocou-lhe no braço imóvel. Sim, o que temia ocorrera. 

Chamou a ambulância e constataram o inenarrável. Veio o serviço funerário e levou o corpo onde habitara o amor. Quando a ciranda terminou e a roda viva retornou o giro da vida, deu-se conta da tragédia. Voltou ao quarto, sentou na cama e chorou, chorou até não conseguir mais chorar. Ao abrir a primeira gaveta do criado mudo, deparou com um bem guardado papel de cigarro Luiz XV, plastificado, onde escrevera versos juvenis de amor eterno e prometera cuidar dela até o fim dos seus dias.





É isto aí!

2 comentários:

  1. Minas Gerais, 4 de maio de 2017

    Caro Paulo,

    Que texto!
    Este ideal de amor não-realizado é lírico quando na distância, mas a tentativa de um regresso é quase sempre desalentadora. Porque precisamos abandonar o ideal e aprendermos a nos relacionar com aquilo que é. Quem está preparado?
    A preparação do encontro dele (com a música maravilhosa, do maravilhoso Chico César - "Por que você não vem morar comigo? Alimentar meu cão, meu ego...") aconteceu num tempo (20 anos antes) e o tempo dela abrir a porta era o agora, o real. Esta é a dor dos regressos, da tentativa de se recuperar o não vivido: o tempo do encontro (real) nunca estará sincronizado com o tempo sonhado (ideal). Só o papel do cigarro Luiz XV conseguiu habitar os dois tempos.
    Abraços,
    Amanda Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minas Geraes, 04 do maio deste ano de 2017

      Amanda,
      Que bom que gostou! Que bom! Seus comentários sempre são importantes. O real e o Imaginário - isto mesmo - naõ tem como ser diferente.

      Um abraço
      Paulo

      Excluir

Gratidão!