terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Então é Natal

Natal, assunto da mais fina ironia entre os pares cristãos. Todos querem o papai noel cocacolizado, vermelho por fora e capitalista por dentro, mas só o Cristo, ah! o Cristo, este nem pensar, dá trabalho, é exigente e encrenqueiro.

Toda a confusão inicia e termina em apenas dois mandamentos proferidos por Ele, e deve ser por que na época não existia o bondoso e condescendente velhinho com suas renas e seus sacos sem fundo. Teria Jesus trauma de infância?

Bem, o que disse o menino que avacalha o natal:

E Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. 

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40

Amar a Deus já é negócio difícil demais, este Jesus tem cada coisa. Imagina largar o smartphone, o futebol, a cerveja, as fofocas, o baralho, o ódio aos que votaram na Dilma, o apego ao fútil, ao inútil e ao medíocre. Claro, tem aqueles que votaram no Aécio que são vítimas de ataques também. Dilma e Aécio foram apenas peças de uma imensa engrenagem, mas seria preciso amar a Deus sobre todas as coisas para entender a sordidez disto, mas aí o bicho pega e a coisa acaba ficando sem graça. 

O segundo, para 98% dos cristãos, neo-cristãos, pseudo-cristãos e peri-cristãos, está mal redigido, ou vai ver o escritor entendeu errado. Onde já se viu uma madame classe A, ariana, rica, finesse, amar ao menino que mora na favela que há entre o caminho da sua residência e o salão onde se produz (ou se reproduz?) todos os dias?

Como uma pessoa pode gostar de outra como gosta dela, sendo a outra qualquer outra? Este Jesus avacalhou com tudo, hem!! Bom mesmo é o ódio, este sim é justo. este negócio de gostar, já basta a si e no máximo aos seus.

Feliz Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!