domingo, 11 de fevereiro de 2018

Prezado Eu de 2028

Prezado Eu,

Se está a ler esta postagem, é sinal que sobreviveu ao holocausto. Pode ter sido bom ou ruim, não tenho como saber, mas algumas coisas terei que contar para que não fiquem perdidas na retardada falta de memória seletiva da elite bananalandense. Bem, vou enumerar algumas, e acredite sou eu escrevendo para você que sou eu -  por que meu caro, eu vivi para te contar e para ler este post.

Hoje é Domingo de Ramos, então faça uma oração, qualquer uma, não sei qual é o seu credo nesta altura da vida.

1 - Nunca acredite no que é editado e falado nos jornais nacionais, internacionais e universais - são todos mancomunados com a grana que ergue e destrói coisas belas, vidas belas, amizades belas e políticas belas. Sei que com a sua idade você é capaz de concordar em tudo para não ter que discutir, então simplesmente desligue - acredite, é a melhor solução para se viver em paz.

2 - Não ficarei divagando sobre como deverá ser 2028, mas 2018, ah! Eu do Futuro - está uma merda. Se tiver paciência e não acontecer  um apagão de informações, leia o que escrevemos nestes anos todos até chegar a você. Do que sou hoje, alma e neurônios chegarão intactos, o resto são compostos orgânicos em permanente estado de renovação celular, capazes de manter a personalidade sem interferir no que somos ou fomos.

3 - Não beba água (nem mineral) de mananciais cuja origem está no quadrilátero ferrífero das Minas Gerais. 

4 - Não vá a Paris - está um caos.

5 - Cuidado com as vacinas para a sua idade. Eu não tomei, espero que continue assim.

6 - Releia livros clássicos, ouça músicas clássicas e durma de noite, é melhor assim. Eu sofri da insônia por mais de 40 anos, e acho que esta herança deverá ter um fim uma hora.

7 - Nunca generalize sobre tudo, com exceção dos políticos e das grandes corporações.

8 - Guardei naquela lata que ganhei de minha avó materna, lembra dela? - figuraça! Bem, como dizia, guardei na lata sementes de milho originais, não transgênicas, para eventuais emergências - nunca se sabe. 

9 - A probabilidade de você ter o Alzheimer precoce é mínima. Eu investiguei a árvore genealógica até o final do século XIX. Está tudo bem e lembre-se de dizer ao médico que eu/você nunca tivemos falhas da memória, confusão mental ou irritabilidade e agressividade por volta dos 30 anos de idade. Ah, sim, tive dengue três vezes e tomei todas as vacinas compulsórias.

10 - Tome vinho tinto seco com moderação, e de vez em quando um branco. Evite as cervejas, sabe, estão meio esquisitas já nesta década. Fuja dos destilados.

11 - Pague os impostos, por que eles não perdoam nossa rebeldia social.

12 - Não se apaixone, se se apaixonar, nunca deixe entrar o amor, se se amar, deixa o barco correr, uma hora a correnteza encontra pedras e aí dependerá de muitos fatores para romper o casco ou passar com feridas e cortes profundos. 

13 - Procurei deixar o mínimo possível de problemas, dívidas e confusões. Mas claro, não se arrependa dos inimigos, ajudaram a gente a ficar alerta, e conte sempre com os amigos, mas não muito para não ficar desatento demais.

14 - Escreva uma carta para o outro eu de 2038, e claro, terá conselhos mais experientes do que estes. 

15 - Rapaz, o Michel acabou com tudo, então caso não tenha mais a língua portuguesa como língua oficial, guardarei este notebook para sua leitura sem erro de tradução.

16 - E esqueça 1988, não vai voltar.

17 - Se você precisar de viagra para um encontro, desencontre - assista qualquer obra do Ingmar Bergman  e seja o que Deus quiser.

18 - Não volte mais a São Paulo, está ficando cada vez mais esquisita.

19 - Estou deixando para você minha coleção completa do Machado de Assis, do José Alencar, que herdei do meu avô, do Graciliano Ramos que herdei da minha mãe, do Gabriel Garcia Marques que adquiri no decorrer da vida. Como deve se lembrar, existiam dois Nerudas, três Drummond e um Vinícius que debandaram por motivos ora pessoais, ora passionais. E, claro, tem aquela completa dos Pensadores, fraquinha mas interessante e todos do Freud - sim, é verdade - aqueles que nós lemos e estudamos por anos e ... bem, deixa prá lá, faz o que achar melhor com ela. E os Seminários do Lacan, hem!? ... estão ainda guardados junto com todos os Ken Parker.

20 - E , olha, não tem mais tanta coisa assim para falar, apenas siga na estrada que trilhamos e nunca acredite em profecias, videntes e outras coisas do gênero - confie no nosso instinto.

Um abraço! 
PS - Cuida bem das meninas por e para mim!

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!