sexta-feira, 22 de junho de 2018

Sobre lixo, portas e flores na janela

The mind tramp free
Uma amiga postou na rede social um vídeo de uma situação que ocorre com frequência. Num enorme engarrafamento de trânsito, do carro da frente começam a ser lançados pela janela, resíduos e descartáveis, como restos alimentares, fraldas usadas e outra coisa que não consegui identificar.

Do veículo da filmagem, um cidadão abre a porta calmamente, caminha em direção ao lixo e o retorna para o veículo do qual foi dispensado. Assisti ao vídeo umas quatro ou cinco vezes, pensando, pensando, refletindo sobre a mensagem que estava sendo transmitida. Sim, a princípio ocorreu uma falta de educação que provocou um exercício de cidadania.

Perguntei para ela o que significava aquela situação. deu a resposta acima, e como professora defendeu a educação como transformadora da sociedade, etc. Agradeci sua postagem e sua visão e guardei minha percepção para a Pitangueira. Claro, ela vai ler (uma das seis leitoras assíduas, incluindo minhas filhas e mamãe, mas mamãe, do alto dos seus quase 90 anos, nunca comenta e as meninas só eventualmente acessam, o que reduz as assíduas em três solidárias) e com certeza dará o retorno, que poderá ser de acordo ou desacordo, e desta forma enriqueceremos a vida. 

Quantas vezes pessoas que você amava, admirava, gostava, jogaram lixo na sua frente, na estrada da vida pela qual você teria que passar, e você recolheu e guardou o lixo dentro de si para seguir viagem? O lixo do ódio, o lixo da indiferença, o lixo da traição, o lixo da tristeza, o lixo da mágoa, etc. De dentro da sua zona de conforto deixou para você o lixo, e você retardado ou retardada, ficou calado, não quis ofender, não achou que deveria falar. Achou que estava sendo educado.

E esta educação foi te fazendo ser um grande acumulador de lixo, todos tóxicos para sua vida física, espiritual e mental. Aí no dia que você devolve o lixo, a pessoa fica com raiva, magoada, se considera não merecedora do lixo dela.

Cuide bem da estrada por onde vai passar. Nem sempre estar pavimentada, reta e ensolarada elimina a dor e o lixo. O mesmo para a sua casa, este cérebro místico e infinito que promove sinapses fantásticas. Ao abrir a porta, certifique que não há lixo dos outros no passado ou no presente, a porta deve ser aberta para receber a paz  dos que ama, para aprender com seus tropeços e para fiscalizar quem está deixando lixo na sua porta, e coloque flores na janela da alma.

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!