domingo, 17 de fevereiro de 2019

Pausa para agradecer as visitas de Pitangueiras - SP


Este blog, edificado no interior do interior do interior de Minas Gerais, teve nas últimas semanas uma intensa visita de pessoas que buscam notícias de Pitangueiras, a ponto de chamar a minha atenção. Não das árvores, cujo exemplar tenho plantado no meu quintal, já que resido no interior do interior, mas estou falando de uma cidade bonita do oeste paulista, que pessoalmente não conheço.

O Google não permite que saibamos quem acessa o Blog, mas dá a origem das buscas, e como fui investigar na rede, achei simpático o município, por isto vou falar sobre Pitangueiras, localizada entre Ribeirão Preto e Barretos, com cerca de quarenta mil habitantes.

Quanto ao registro histórico, tem-se documentado que O "Pouso de Passagem", precursor do povoado de Pitangueiras, situava-se em local estratégico nas rotas comerciais dos centros de criação de gado do Norte do Estado, bebedouro, Jaboticabal e Barretos, com São Carlos e São Paulo. Parte das rotas utilizava-se das vias fluviais, principalmente o rio Moji-Guaçu. No entanto, devido a maleita comum naquela época, o pouso afastou-se do porto, para uma clareira no caminho de Jaboticabal, conhecida por Pitangueiras, por ser comum estas árvores nativas na região. 

A data de fundação do povoado não é precisa, contudo sabe-se que houve duas doações de terras ao padroeiro São Sebastião: a primeira, de oitenta alqueires, por Manoel Felix e sua mulher, Ana Batista de Morais, em 1858; outra de cinco alqueires, em 1892, pelo casal Joaquim Moço. 

Por volta de 1880, em torno de uma capela aí existente, viviam cerca de oitocentas “almas”, conforme levantamento da Igreja. Estes, na sua maioria de origem mineira, dedicavam-se a pecuária e cultivo de milho, feijão e mandioca. A atividade comercial era representada por quatro empórios. 

Bem, do fundo do meu coração, espero que este Blog, que abriga o Reino da Pitangueira, tenha sido de alguma forma útil, e não decepcionante, na busca dos que procuraram por Pitangueiras no Google. Um abraço, que sua cidade continue assim, com este ar de tranquilidade e prosperidade.

E o nome do blog tem relação com Pitangueiras-SP?

Não. Apesar do meu pai ter nascido no Triângulo Mineiro, portanto bem próximo à esta região, nasci no leste de Minas Gerais, onde resido até hoje. O nome do blog deve-se a uma centenária pitangueira que tinha na casa da minha avó materna, local de longas horas de sonhos e diversões da minha infância.  

Um abraço a todos vocês de Pitangueiras-SP, um dia, quem sabe, terei a honra e o privilégio de passear pela Avenida das Pitangueiras e confirmar o que vi pelos vídeos e fotos que pesquisei - vocês moram no paraíso. 

É isto aí!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!