sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Um poema da poetisa, ativista e escritora palestina Suheir Hammad

Eu não vou dançar ao ritmo do seu tambor de guerra.
Autora: Suheir Hammad
Fonte: Opera Mundi

Suheir Hammad

Eu não vou dançar ao ritmo do seu tambor de guerra.
Não vou emprestar minha alma e meus ossos ao seu tambor de guerra.
Eu não vou dançar no seu ritmo.
Eu conheço esse ritmo, é um ritmo sem vida.

Eu sei muito bem que a pele que você bateu.
Ainda estava vivo depois de ser caçado, roubado, expandido.
Eu não vou dançar a batida do seu tambor de guerra.
Eu não irei odiar por você, eu nem vou odiar você.

Eu não vou matar por você. Especialmente, eu não vou morrer por você.
Eu não vou lamentar a morte com assassinato ou suicídio.
Eu não vou dançar com bombas porque todo mundo está dançando.
Todos podem estar errados.

A vida é um direito, não um dano colateral ou casual.
Eu não vou esquecer de onde eu venho. Eu tocarei meu próprio tambor.
Vou reunir meu amado perto e nossa música será dança.
Nosso burburinho será o ritmo. Eu não serei enganado.

Eu não vou emprestar meu nome ou meu ritmo ao seu som.
Eu vou dançar e resistir e vou dançar e vou persistir e dançar.
Essa batida do meu coração soa mais forte que a morte.
Seu tambor de guerra não soará mais alto que minha respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!