quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A Tríade do Tempo (aprenda a usar seu tempo)


Como você utiliza o seu Tempo? Não tem tempo para nada? Faça este teste e descubra como identificar a sua Tríade do Tempo.

É aconselhável você dispor de pelo menos dois minutos para ler a matéria abaixo antes de fazer o Teste. Vai enriquecer muito a sua experiência.

Identificando a sua Tríade do Tempo
Autor: Christian Barbosa
Fontes:
1 - A Tríade do Tempo - Christian Barbosa

2 - IBC Coaching   

Cada pessoa tem uma Tríade do Tempo diferente. Algumas têm a esfera da urgência maior. Outras conseguem ter seu tempo mais dedicado à esfera da importância. Outras, ainda, têm a esfera das circunstâncias mais acentuada. De acordo com sua idade, maturidade, condição social, cargo ou condição de vida, a tríade pode sofrer variações.

Como a Tríade do Tempo é dividida:

01 - Esfera da Importância
Está diretamente relacionada às atividades que nós realizamos e que são relevantes em nossas vidas. Que trazem resultados em curto, médio ou longo prazo. Em geral, as coisas importantes têm prazos de execução, porém nunca são urgentes. As atividades importantes proporcionam prazer ao serem executadas, sendo que a maioria delas é espontânea.

02 -  Esfera da Urgência
Esta esfera abrange todas as atividades para as quais o tempo está curto, no limite ou já se esgotou. São as exigências que chegam em cima da hora e que não podem ser previstas. Em geral, acabam trazendo pressão e estresse.

03 - Esfera Circunstancial
Diz respeito às atividades desnecessárias, por serem consideradas apropriadas pela sociedade, excessivas ou sem resultados. São os gastos inúteis de tempo, como as horas a mais na cama, checar várias vezes por dia as redes sociais e demais atividades feitas por comodidade. Elas não trazem resultados e há alto potencial para gerar apenas frustrações.

Para que serve a Tríade do Tempo?

Uma das principais funções da Tríade do Tempo é fazer com que as pessoas consigam se delegar atividades diárias, de maneira que sua rotina seja menos estressante e desgastante. Para que consigam viver com mais tranquilidade e, consequentemente, obtenham resultados concretos a partir das ações cotidianas.

Através da Tríade, ocorre a descoberta do que é realmente importante, do que deve ser mantido e do que deve ser descartado. Assim como sobre o que pode ser delegado e o que precisa ser recusado.

Aplicando a metodologia, é possível estabelecer objetivos e metas a serem seguidas em um caminho que dará rumo à sua vida. Percebendo quais são as ações necessárias para alcançar o que tanto almeja, assim, aumentando sua produtividade e gerando mais tempo para que viva aquilo que realmente é importante.

Por exemplo, você deseja voltar a estudar, fazer uma pós-graduação ou, mesmo, outra faculdade. Mas esse é um objetivo que acabou ficando em segundo plano por causa da falta de tempo. A metodologia da Tríade do Tempo vai poder te ajudar a perceber que, na verdade, existe tempo suficiente, mas boa parte dele está sendo utilizado de forma inadequada, improdutiva.

Como colocar a Tríade do Tempo em prática

Basicamente, esse método possui cinco fases básicas que devem ser colocadas em prática, de maneira ordenada e sequencial, para que você consiga obter os resultados mais positivos possíveis. Cada uma delas tem como objetivo atender diferentes necessidades no planejamento de produtividade pessoal, além de conter uma série de etapas.

1 – Identidade
Nessa etapa acontece a reflexão, momento em que é preciso olhar para dentro de si. Ela fase serve como um espelho para autoanálise. E é por isso que o autoconhecimento é tão importante. Porque, como eu disse anteriormente, quanto mais você se conhecer, mais fácil será identificar os erros. Lembrando que, é preciso ser extremamente sincero consigo mesmo.

2 – Metas
Você sabe o que, de fato, são metas? Elas são tarefas específicas atreladas aos objetivos. São temporais e possuem prazos específicos para acontecerem. Por exemplo, se você tem o objetivo de ficar rico, sua meta será traçar meios que te levem à riqueza. E como você vai fazer isso, só depende de você.

Quando as metas são atingidas você consegue alcançar seus objetivos. A pequena diferença entre metas e objetivos – terminologias que as pessoas confundem muito facilmente, está em os objetivos serem onde você quer chegar, enquanto as metas são especificações dos mesmos, como você fará para chegar lá.

Em relação à Tríade do Tempo, depois de fazer sua auto-análise, é chegada a hora de transformar seus sonhos em realidade. É aqui que você começa a traçar suas metas. Afinal de contas, quem não tem metas vive de objetivos inalcançáveis, muitas vezes impostos por outras pessoas.

3 – Planejamento
É um “esqueleto” dos caminhos que vão te conduzir a atingir suas metas. Através do planejamento você será capaz de definir cada etapa de cada meta para alcançar seu objetivo. Ir em busca de um objetivo sem planejamento, gera estresse porque, praticamente, tudo o que acontece é imprevisto por você.

4 – Organização
Manter prazos pode ser algo difícil para muitas pessoas. Mas quando há organização e cumprimento das tarefas, a produtividade e o tempo livre também aumentam. Se organizar é um passo indispensável para iniciar qualquer projeto, seja pessoal ou profissional.

5 – Execução
É aqui que todas as etapas mencionadas acima vão se juntar. A autoanálise é exposta, as metas começam a ser cumpridas, o planejamento é colocado em prática e a organização aumenta sua produtividade, assim como seu aproveitamento do tempo.

Lembre-se: nada acontece em curto prazo. Não adianta tentar colocar a carroça na frente dos bois, porque a única pessoa que vai ser prejudicada com o “desespero desplanejado” vai ser você. Execute bem as etapas da Tríade, realize as tarefas de maneira segura e com persistência para que sejam sempre concluídas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!