quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Amanda Machado me fez pensar (https://parecolouca.blogspot.com/)

A contista, poetisa e escritora Amanda Machado, moça da maior supimpitude de Juiz de Fora (só de ser de Juiz de Fora já é certo que é gente boa), me fez pensar, focar no assunto midiático do mal presente - duas crianças em São Paulo envolvidas num crime trágico..

Duas crianças, duas crianças ... 

"6. Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar. 
7.Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa!"
São Mateus, 18 - Bíblia Ave Maria Online

Duas crianças vítimas da Rosa de Hiroshima deste século. O século do ódio. Duas crianças sem cor sem perfume, sem rosa sem nada.

 A Rosa de Hiroshima (Vinícius de Moraes)

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

2 comentários:

  1. Minas Gerais, 04 de outubro de 2019 - dia de São Francisco de Assis

    Caro Paulo,
    queria eu ter podido suscitar pensamentos menos trágicos, mas acho que tudo partiu de uma pergunta e depois alguma resposta...Enfim, chegamos ao caso das crianças.

    Esses são tempos de dificuldades...há beleza, há ternura, há os afetos (e disso é importante nos lembrarmos para não cairmos de dor e desesperança), mas o obscuro no mundo quer apagar as luzes todas, acho. E por isso uma tragédia, soma-se à outra e à outra e à outra...
    Cuidemos das crianças de Hiroshima, "onde houver ódio que eu leve o amor (...) e onde houver trevas que eu leve a luz".
    Cuidemos da nossa luz.

    PS: Grata pela homenagem!Sua generosidade sempre me emociona.

    Abraços,
    Amanda Machado

    ResponderExcluir
  2. Minas Gerais, 05 de outubro de 2019

    Querida Amanda,

    O que move o mundo são as perguntas. Tudo começou com uma pergunta e minha devolutiva no caminho das crianças é pelas crianças, heroicas e indefesas. Fortes na sua inocência e frágeis na sua propensão à aprender.
    Estamos vagos de compaixão, já que o ódio é o alimento do que está aí.
    Que o Universo promova a sua ascensão ao pódio do vencedores probos!!

    Gratidão pela sua visita a este reino monocrático,

    Abraços

    Paulo

    ResponderExcluir

Gratidão!