terça-feira, 2 de junho de 2020

Habilidades para uma vida feliz…

Alto lá
Este texto não é meu
Confesso que copiei e colei
Fonte: amenteemaravilhosa.com.br 
https://amenteemaravilhosa.com.br/habilidades-para-uma-vida-feliz/


Habilidades para uma vida feliz…

1. A felicidade também pode ser planejada
Todos nós falamos da felicidade, mas nem todos sabemos como defini-la. Da mesma forma, é possível que tenhamos um conceito global de felicidade, mas não conseguimos concretizá-lo por situações específicas.

Por isso, a primeira das habilidades para uma vida feliz é desapegar do nosso conceito de bem-estar; não somente no geral, mas nos âmbitos ou aspectos pontuais nos quais nos encontramos.

2. Foco em direção ao crescimento, uma das habilidades para uma vida feliz
Desafiar a nós mesmos nos aproxima da felicidade. O conformismo é um sinal de que estamos cheios de medo ou sem motivação nenhuma.

Sendo assim, assumir objetivos nos traz revitalização e coloca graça no que fazemos. Querer ser melhores e fazer o necessário para alcançar essa mudança aumenta a nossa satisfação com a vida.

3. Aprender a ver o melhor de tudo
Por instinto de conservação, tendemos a focar mais no lado negativo do que no positivo das situações. Por isso, não é fácil aprender a ver o melhor de cada pessoa ou de cada situação.

O mais aconselhável é permitir que essas visões negativas cheguem à superfície, mas imediatamente enfrentá-las com enfoques otimistas e permanecer assim.

4. Ser capaz de confiar em si mesmo
Uma das grandes habilidades para uma vida feliz é a autoconfiança. Para desenvolvê-la, nada melhor do que nos transformamos em nossos próprios melhores amigos.

É preciso deixar a autocrítica constante de lado e perdoar a nós mesmos pelos erros que cometemos ou por não conseguir, de cara, o que queremos. Devemos ter autocompaixão e nos esforçar para tentar nos entender, não julgando a nós mesmos indevidamente.

5. Equilíbrio entre as diferentes dimensões da vida
O trabalho é uma parte importante da vida, mas não é a vida em si. Tudo bem dedicar boa parte do nosso tempo ao trabalho, mas não podemos permitir que a nossa vida gire em torno dele.

Somos mais felizes quando experimentamos não uma, mas muitas facetas do nosso ser. É por esse motivo que o parceiro, os amigos, a família, a saúde e a produtividade devem ter seus espaços definidos.

6. Desenvolver a resiliência
Essa é uma das habilidades mais importantes para ter uma vida feliz. Essa habilidade está relacionada com a capacidade de se recuperar e crescer após sofrer algum trauma.

Às vezes leva tempo, às vezes dá muito trabalho, mas, definitivamente, é uma capacidade que todos nós podemos desenvolver com força de vontade e empenho suficientes.

A resiliência aumenta a autoconfiança, e esta aumenta a segurança. Ou seja, três pelo preço de uma.

7. Lutar contra os hábitos
Todos nós estamos cheios de hábitos mentais, emocionais e físicos. Às vezes eles nos ajudam a tornar a vida mais simples, mas outras vezes são ações mecânicas que só levam ao mal-estar. É bom observar a nós mesmos para detectar se algo neste sentido tem acontecido.

Então, seria uma boa ideia começar mudando os hábitos físicos de comportamentos que queremos erradicar, para, só então, seguir para os hábitos mentais e emocionais.

8. Encontrar um propósito
A maioria de nós sabe que a vida é mais interessante e agradável quando temos um propósito pelo qual lutar. O problema é que nem sempre encontramos esse grande propósito existencial.

Talvez seja melhor nos deixar levar por nossos impulsos espontâneos em direção a pequenos propósitos imediatos. Assim, certamente eles nos levarão a descobrir nossos grandes objetivos de vida.

9. Praticar a bondade
Talvez você já tenha notado que as pessoas mais bondosas são, também, as mais felizes. Em contrapartida, aqueles que se enchem de amargura também são pessoas mais egoístas e, às vezes, cruéis.

Ser bondoso com os demais provoca um sentimento de felicidade profunda e duradoura. Sem dúvidas, a felicidade produzida por impactar positivamente a vida dos outros não tem preço.


10. Construir relações saudáveis
O sentimento de felicidade só é pleno quando é compartilhado. As relações com os demais são fundamentais para o bem-estar pessoal. A melhor forma de construir essas relações é valorizando cada um pelo que é, do jeito que é, respeitando e sendo gratos pelo que eles nos proporcionam.

Estas 10 habilidades para uma vida feliz não são desenvolvidas da noite para o dia. É necessário empenho, dedicação e decisão.

Embora seja improvável alcançar uma felicidade idealizada e total, com certeza alcançaremos um nível de bem-estar muito mais elevado e um importante grau de satisfação com a nossa existência colocando estas habilidades em prática.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!