segunda-feira, 27 de abril de 2020

O Analista da Pitangueira - Sonhar é quase um privilégio, ter sonhos é obrigação.


Entre, sente-se onde desejar e vamos conversar.

Posso falar sobre tudo?

Sim, mas vamos começar sobre o que o trouxe aqui.

Então doutor, sabe, eu passei os últimos vinte anos de uma maneira muito difícil, impossível, longe da minha realidade desejada. Lembro que na infância sonhava com coisas as mais impossíveis, além de desejar ser motorista de caminhão. Talvez tenha sido a profissão que mais desejei até a vida começar a emitir suas faturas. 

Por que motorista de caminhão?

Ah! Viajar, conhecer lugares, levar e trazer as coisas.

Interessante. E hoje?

A solidão que habita em mim é terrível. A vontade de sair pelo mundo deve ter sido semeada nos sonhos daquela época, mas quando penso num caminhão, logo vem a tristeza, não consigo visualizar alguém que divida esta jornada comigo e que me faça feliz. Sou solitário. Não tenho mais sonhos, nem ilusão, e não acredito na felicidade.

Vamos por partes. Sonhar todas as noites e recordar o que sonhou é quase um privilégio, mas ter sonho como meta é obrigação. Sonho pode ser muitas coisas, inclusive nada, pode ser revelador, pode ser simbólico, mas ter um só um sonho, destes que se vive acordado, é o que move a sua vida, tira você da cama, faz você sair na sua busca.

Será? Ter sonho é obrigação?

Se você não tiver um sonho, uma meta e os propósitos que perpassarão esta meta, você ficará andando em círculos, como um caminhão com a direção travada, tudo funciona, mas só em movimento circular. Então, sim, viver neste mundo nos obriga a sonhar.

Mas me falta a felicidade. Nunca fui feliz desde ...

Antes de completar sua argumentação, saiba que a Felicidade é um processo de ausência de sofrimento, enfim, a felicidade passa por não sofrer e ser infeliz é possuir a sensação de não ter algo que se deseja. Reveja seus sentimentos e fale em qual destas duas realidades você se reconhece mais.

(silêncio)

Pode refletir, feche os olhos e se pergunte - Não conheço a Felicidade ou sou Infeliz?

Sou infeliz - não tenho com quem viajar no meu caminhão da infância, mesmo que fosse para dar círculos. (lágrimas)

Semana que vem, está certo? Semana que vem retornaremos esta viagem.

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!